UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Marilúcia Oliveira de Barros Polo: 05-Ita
Título do projeto: O Desafio da Gestão Participativa na Reconstrução do PPP.
Escola: Colégio Estadual Enedina Oliva Município da Escola: Buerarema Rede: Estadual
Data: 27 de novembro do ano de 2010
Relatório da Intervenção
Em cumprimento à atividade referente ao projeto de intervenção, apresento este relatório à orientadora professora Cintia Paula Andrade Carvalho, no qual descrevo pontos e aspectos do desenvolvimento das ações planejadas e executadas no plano.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção |
Realizar um encontro com toda a comunidade escolar, a fim de sensibilizá-la e prepará-la para a reconstrução do PPP. | Equipe gestora e o Coordenador Pedagógico. | · Baixa frequência · Falta de interesse na participação · Disponibilidade de tempo por parte da maioria da comunidade escolar · Falta de conhecimento do PPP por parte da maioria dos envolvidos ü Explicação sobre o PPP ü Leitura dos dispositivos gerais ü Conversa com o objetivo de conscientizar a todos sobre a participação efetiva na reconstrução do PPP. |
Revisar o PPP atual da escola | Gestores, Coordenador Pedagógico e a Comunidade Escolar | · PPP muito defasado, fora da realidade escolar |
Estabelecer um cronograma para cada etapa de reconstrução | Comunidade Escolar e Coordenador Pedagógico | · Estabelecimento de datas; horários... · Debate a fim de se chegar a um consenso |
Avaliar constantemente o trabalho e os resultados | Gestores, Coordenador Pedagógico, Comunidade Escolar | · Avaliação feita apenas pelos gestores e coordenador pedagógico |
Registrar em ata cada encontro e decisão da equipe | Gestores e Coordenador Pedagógico | · Nenhum |
Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Motivos pelos quais a ação não foi realizada |
Definir a equipe de reconstrução com distribuição de papéis e atividades | Gestores, Coordenador Pedagógico e Comunidade Escolar | · Acúmulo de atividades em decorrência do término do ano letivo · Dificuldade para reunir a comunidade escolar |
Agendar reuniões para a discussão de cada etapa | Gestores e Coordenador Pedagógico | · Idem |
Realizar encontros com a comunidade escolar para diagnosticar e descobrir possibilidades e fraquezas da escola | Gestores e Coordenador Pedagógico | · Não foi possível a realização no mês de novembro, tendo sido transferido para o mês de dezembro |
Discutir e definir junto com professores, funcionários, pais, alunos e colaboradores que escola se quer ter e como ela deve ser | Gestores e Coordenador Pedagógico | · Ação a ser realizada em dezembro |
Redigir coletivamente o documento final com a Proposta Pedagógica e Política da Escola | Gestores e Coordenador Pedagógico | · Idem |
Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Recurso(s) necessário(s) | Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção? |
### | ### | ### | ### |
Análise crítica do andamento da intervenção.
Durante a realização das ações propostas, percebi que há uma grande resistência a mudanças em relação as intervenções que necessitam de tomada de decisões da comunidade escolar e seus diversos segmentos em participar da reconstrução do PPP, onde o trabalho coletivo é de suma importância para o bom desempenho das atividades propostas.
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