domingo, 28 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Marilúcia Oliveira de Barros                                                                                  Polo: 05-Ita
Título do projeto: O Desafio da Gestão Participativa na Reconstrução do PPP.
Escola: Colégio Estadual Enedina Oliva   Município da Escola: Buerarema               Rede: Estadual
Data: 27 de novembro do ano de 2010


Relatório da Intervenção

Em cumprimento à atividade referente ao projeto de intervenção, apresento este relatório à orientadora professora Cintia Paula Andrade Carvalho, no qual descrevo pontos e aspectos do desenvolvimento das ações planejadas e executadas no plano.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Realizar um encontro com toda a comunidade escolar, a fim de sensibilizá-la e prepará-la para a reconstrução do PPP.
Equipe gestora e o Coordenador Pedagógico.
·         Baixa frequência
·         Falta de interesse na participação
·         Disponibilidade de tempo por parte da maioria da comunidade escolar
·         Falta de conhecimento do PPP por parte da maioria dos envolvidos

ü  Explicação sobre o PPP
ü  Leitura dos dispositivos gerais
ü  Conversa com o objetivo de conscientizar a todos sobre a participação efetiva na reconstrução do PPP.
Revisar o PPP atual da escola
Gestores, Coordenador Pedagógico e a Comunidade Escolar
    
·         PPP muito defasado, fora da realidade escolar
Estabelecer um cronograma para cada etapa de reconstrução
Comunidade Escolar e Coordenador Pedagógico
·         Estabelecimento de datas; horários...
·         Debate a fim de se chegar a um consenso
Avaliar constantemente o trabalho e os resultados
Gestores, Coordenador Pedagógico, Comunidade Escolar
·         Avaliação feita apenas pelos gestores e coordenador pedagógico
Registrar em ata cada encontro e decisão da equipe
Gestores e Coordenador Pedagógico
·         Nenhum

Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada
Definir a equipe de reconstrução com distribuição de papéis e atividades
Gestores, Coordenador Pedagógico e Comunidade Escolar
·         Acúmulo de atividades em decorrência do término do ano letivo
·         Dificuldade para reunir a comunidade escolar
Agendar reuniões para a discussão de cada etapa
Gestores e Coordenador Pedagógico
·         Idem
Realizar encontros com a comunidade escolar para diagnosticar e descobrir possibilidades e fraquezas da escola
Gestores e Coordenador Pedagógico
·         Não foi possível a realização no mês de novembro, tendo sido transferido para o mês de dezembro
Discutir e definir junto com professores, funcionários, pais, alunos e colaboradores que escola se quer ter e como ela deve ser
Gestores e Coordenador Pedagógico
·         Ação a ser realizada em dezembro
Redigir coletivamente o documento final com a Proposta Pedagógica e Política da Escola
Gestores e Coordenador Pedagógico
·         Idem

Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção?
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Análise crítica do andamento da intervenção.
Durante a realização das ações propostas, percebi que há uma grande resistência a mudanças em relação as intervenções que necessitam de tomada de decisões da comunidade escolar e seus diversos segmentos em participar da reconstrução do PPP, onde o trabalho coletivo é de suma importância para o bom desempenho das atividades propostas.

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