sábado, 25 de dezembro de 2010

REVITALIZAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR


OBJETIVOS:

1. Sensibilizar os integrantes do Conselho/Colegiado Escolar à participação efetiva nas decisões da escola;

2. Promover formação com os integrantes do Conselho Escolar, a fim de conhecerem suas funções para atuação na gestão escolar.


JUSTIFICATIVA:

O Conselho Escolar é um órgão de importância significativa na escola, por isso, precisa ser dinâmico, atuante, no que se refere a sua participação Deliberativa, Consultiva, Fiscal, Mobilizadora, interferindo assim nos problemas de natureza administrativa, pedagógica, financeira ou físico-material. Para tanto, necessita de sensibilização e formação.


CRONOGRAMA:


Outubro/2010: Reunião com os integrantes do Conselho Escolar para discutir sobre a escolha do direcionamento a ser tomado para a intervenção na escola
                                                                        
Outubro/2010: Reunião com os integrantes do Conselho Escolar/comunidade escolar a fim de prepará-los para participarem da reconstrução do PPP, foco de intervenção definido pelos mesmos.

Novembro/2010: Assembleia para escolha dos novos integrantes dos diversos segmentos do Conselho Escolar para a eleição – biênio 2011/2012.
                                                                       

Novembro/2010: Reunião para definição da comissão eleitoral


Dezembro/2010: Eleição para a escolha dos novos integrantes do Conselho Escolar


Ações a serem desenvolvidas:

Fevereiro/2011: Exibição de vídeo sobre a importância/ função/atuação do Conselho Escolar;  Palestra; Discussão

Julho/2011: Seminário/Formação


RELATOS/DEPOIMENTOS DOS INTEGRANTES

Segmento pais: “As aulas precisam ser mais dinâmicas. Acho bom reconstruir o PPP...” “As reuniões precisam acontecer com mais frequência.”
                            

Segmento professor: “Precisamos adotar medidas para diminuir a falta de aulas.” “Muitos não querem participar das ações/decisões da escola... Depois não podem reclamar.


Segmento aluno: “Temos que levar as coisas a sério!” “Alguns professores dão aulas chatas. Não estamos aprendendo muito.”


Segmento funcionário: “A direção se esforça para fazer um bom trabalho.” “Muitos só fazem cobrar, mas não colaboram.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário